quinta-feira, 9 de abril de 2009

Aniversário da Escola E. Joao Ribeiro Vilela





Iniciarei este blog, voltado para toda a comunidade, e como se trata da Construção da História na E.E.J.R.V. destaco hoje (09/04/09) o aniversário de fundação da escola, assim como o histórico do Patrono João Ribeiro Vilela.

Ao pesquisar sobre o nosso Patrono (foto acima de Rita Ribeiro Vilela - esposa-, João Ribeiro Vilela) constatei que ele figurou a história de formação de Mato Grosso, haja vista que compunha o grupo de desbravadores que vieram de outros estados para ocupar a região de Poxoréu, cidade mãe de Primavera do Leste. Posteriormente, juntamente com seus filhos se destacaria na política do municipio de Poxoréu.
http://www.poxoreu.mt.gov.br/cidade/nossahistoria.html

Juntamente a homenagem a este personagem ocorreu a inauguraçao " no dia 12 (doze) de fevereiro do ano de 1990 ( hum mil novecentos e noventa e nove), a Escola Municipal de I Grau “João Ribeiro Vilela”., localizada no bairro Centro Leste, contou com a presença do Exmº. Sr. Prefeito Municipal Érico Piana Pinto Pereira e demais autoridades presentes, A Escola teve inicialmente como diretora responsável a professora Madalena Koyama Shimomura: como Coordenadora Neide Aparecida de Souza Pastori: como Supervisora a professora Lauricena Rodrigues de Oliveira.
A Escola possuía 03 (três) salas de aula, 01 (uma) secretaria e 01 (uma) cozinha. Após o Decreto de Criação nº 2.501 de 09 de Abril de 1990, passou a denominar-se Escola Estadual de I Grau “João Ribeiro Vilela”, e teve como a primeira Diretora eleita a professora Neide Aparecida de Souza Pastori: Supervisora a professora Lauricena Rodrigues de \Oliveira. A Escola contava com 06 (seis) turmas, 08 (oito) funcionários, 180 (centro e oitenta ) alunos. Devido ao número de crianças matriculadas, foram construídas mais duas salas de aula, sendo uma para professores. Mesmo assim foram insuficientes.
No ano de 1990 a Escola teve o seu funcionamento em três turnos, com o acréscimo da população e o aumento do número de alunos, surgiu a necessidade para uma nova ampliação a qual, com a ajuda do Sr. Prefeito Érico Piana Pinto Pereira foram construídas mais 04 (quatro) salas de aula, 05 (cinco) banheiros masculinos e 05 ( cinco)banheiros femininos, e ampliações na cozinha, essa ampliação foi inaugurada no dia 11.05.1992, nesse ano a Escola contava com 21 (vinte e um ) funcionários, 500 ( quinhentos) alunos: na direção a professora Lauricena Rodrigues de Oliveira, Coordenadora Ubaldina Mendes de Oliveira Luchese. O número de alunos continua a crescer no bairro Centro Leste, no ano de1993 ( hum mil novecentos e noventa e três ) a Diretora da Escola Lauricena Rodrigues de Oliveira fez novas reivindicações ao Sr. Prefeito Vilceu Francisco Marcheti, sendo construídas mais 04 (quatro) salas e 02 (dois) conjuntos de banheiros que foram inaugurdos no dia 26.12.1995." (HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL “JOÃO RIBEIRO VILELA)


Na atualidade ( ver foto acima) a escola conta com 15 salas e com aproximadamente 500 alunos, no período matutino, o qual agrega Ensino Básico Fundamental e Médio. No vespertino privilegia a alfabetização e no noturno o Ensino Médio regular e o Projovem.

Como podemos perceber a escola cresceu e se diversificou, pois contempla em sua composiçao um grande número de alunos, em diferentes fases de aprendizagem.


Autoria: Prof. Janaina Pitas

Referencias:
GONÇALVES, Edemara A. . “JOÃO RIBEIRO VILELA”: uma historia. Primavera do Leste, Monografia, 2007. p. 20.

Um comentário:

  1. È muito importante esta iniciativa de levar a conhecimento dos alunos e comunidade escolar a história de nossa escola(digo nossa pois me sinto parte do JRV), pois somente conhecendo nosso passado e que comprenderemos o nosso presente. Espero que os alunos leiam, comentem, e acima de tudo reflitam sobre a importância desta escola para o desenvolvimento de nosso município.
    Gleibiane

    ResponderExcluir