domingo, 19 de abril de 2009

Dia do Indio







4 comentários:

  1. Os simbolismos existentes hoje em dia são poucos, pois eles estão atribuídos as nossas culturas; mas existem tribos que ainda pratica alguns rituais assim como: danças, caças e pescas alguns mudam até o modo de vestir e falar.

    A nossa população de um modo está ligada as culturas indígenas com usos de tatuagens, maquiagens e pinturas aos cabelos.Os materiais estéticos citados são usados aos indígenas como rituais religiosos para agradecer algo proporcionado mas já as pessoas urbanas usam como tributo de beleza.

    Os hinos que nos foram apresentados representam várias culturas, povos e etnias; somos construídos de vários membros por isso somos chamados de brasileiros povo de várias raças e misturas um povo acolhedor de todos sem distinção!.



    ALUNOS: Macson Lima , Marciane , Auana , Isabela e Zélia.

    ResponderExcluir
  2. Os indígenas tinham muitas tradições que eram as danças tipícas havia um tipo de dança para cada sexo, uma para as mulheres e outras para os homens.
    A pratica da pintura era um modo deles expressarem como estavam se sentindo e que significava a alegria de cada um deles também se pintam quando fazem festas na tribo.Mas atualmente muitos deles não usam mais as pinturas e isso acontece mais com as meninas pois elas falam que vão ficar sujas ou que elas já tomaram banho e não querem mais se pintar.
    Nós também observamos que a modernidade de hoje já está chegando nas tribos que ainda existem no nosso país, eles já estam usando as roupas que nós usamos, usando os mesmos aparelhos que muitos usamos também as jovens que não vivem mais em suas tribos e sim em suas casas mais estruturada alguns já estam trabalhando outros já compraram até um carro e vivem bem de vida não só pelo fato de ter todo ese conforto mas porque eles também estam sendo reconhecidos e estam podendo ter uma vida digna de ser valorizada e respeitada po todos nós , porque eles também são seres humanos e merecem respeito por tudo que eles passaram para chegar até aqui e por terem construido tudo que eles possuem hoje.
    Nos hinos que vimos mostram a verdadeira cultura do Brasil, as maravilhas que existem aqui valorizando todas as culturas, mas principalmente a cultura indígena valorizando outros povos e culturas do Brasil,


    ALUNAS: Mileidy, Chaiane e Fabiane

    ResponderExcluir
  3. Para
    Macson Lima , Marciane , Auana , Isabela e Zélia; Mileidy, Chaiane e Fabiane.

    Os alunos dos dois grupos do 2A ja deram sua contribuiçao sobre os aspectos culturais dos indigenas!!

    sao "pequenas" analises importantes para o nosso contexto, principalmente porque estudamos a colonizaçao portuguesa e somos responsaveis pelas dificeis relaçoes com os indigenas!!!!

    ResponderExcluir
  4. A cultura diversificada



    No mato grosso existem varias culturas diferentes entre elas a que mais se destaca é a cultura indígena com suas danças culturais e comidas típicas, modos diferentes d agir e de se vestir.
    Dentro desta cultura existem os símbolos indígenas, que por sinal até hoje existem, como por exemplo a rede, que serve de cama para os indígenas dormirem, e para nos também(como diversão), os colares, pulseiras, até mesmo os brincos feito de penas; objetos que são confeccionados na própria aldeia, feitos por eles mesmos.
    São artigos que usamos e esquecemos de sua origem. Na verdade o homem evoluiu e trocou a matéria-prima natural pelo ouro e pela prata, até porque se fossem objetos feitos com coisas “simples” ninguém compraria ou usaria, só mesmo o indígena.
    Os vasos de cerâmica até hoje ao bem valorizados, mas porque dão bom dinheiro por eles, e são cada vez mais modernizados mas nunca saindo da sua origem, esses barros são muitos procurados, mas também depende da região, algumas regiões são melhores para vender outras já é mais ruim.
    A pratica das pinturas que os indígenas usam, é uma maneira de se vestir para uma festa, ou ocasiões especiais. Na sociedade “não- indígena” essas pinturas são as famosas tatuagens e as maquiagens que as mulheres gostam muito de fazer, principalmente para ocasiões especiais, essas tatuagem hoje me dia não é muito bom para o mundo do trabalho, não só no trabalho mas também no dia-a-dia a maioria da população tem preconceito, as maquiagem já ninguém tem preconceitos porque ela arruma o que esta estragado ou seja, as mulheres ficam lindas atrás dessas maquiagens.
    No nosso Brasil existem varias culturas e não uma só. Somos todos iguais, sem desigualdade, mas em questão de cultura somos diferentes, cada um tem a sua, e o indígena também. Assim como cada pessoa tem seus direitos os indígenas também tem.


    Alunos:
    LORRAYNE FRANÇA
    RAFAEL D SOUZA
    JÉSSICA RESPLANDE
    PATRICK

    ResponderExcluir